

A ginástica laboral é uma série de exercícios feitos no ambiente de trabalho com o objetivo de evitar lesões por esforço repetitivo e doenças ocupacionais.
A pessoa irá fazer vários tipos de alongamento para cabeça, tronco, membros superiores e inferiores, tudo dependendo da função exercida na empresa. Elas são divididas em partes:
Ginástica Laboral Preparatória:
Realizada assim que o trabalhador chega na empresa. O objetivo é melhorar o nível de concentração e disposição. Os exercícios englobados são para coordenação, equilíbrio, concentração, flexibilidade e resistência muscular. Duração de 10 a 12 minutos.
Ginástica Laboral Compensatória:
A atividade é feita durante a jornada de trabalho e o objetivo é melhorar as tensões musculares, modificar a postura e evitar a fadiga muscular. São feitos exercícios de alongamento e flexibilidade, respiratórios e posturais. Duração de 5 a 10 minutos.
Ginástica Laboral de Relaxamento:
A atividade é feita depois da jornada de trabalho. São feitos exercícios de alongamento e flexibilidade, automassagem para reduzir o estresse e aliviar as tensões. Duração de 10 a 12 minutos.
Procure um profissional especializado para informar quais os exercícios ideais para você e a maneira como devem ser executados.